menu
São Paulo - SP | Whatsapp:
GLOBO SISTEMAS
São Paulo - SP
NOTA MIL NO ENEM
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
NOTA MIL NO ENEM
Postada em 19/01/2016 ás 17h56 - atualizada em 19/01/2016 ás 17h56
Nota mil em matemática conquista 1º lugar em medicina para UFPI no Sisu
Vitor Rebêlo disse que não ficou surpreso com a 1ª colação em medicina.
Nota mil em matemática conquista 1º lugar em medicina para UFPI no Sisu

Pais de Vitor ficaram felizes com resultado e agora aguardam inscrição no Sisu (Foto: Beto Marques)

O piauiense Vitor Rebêlo, de 18 anos, um dos que conquistou nota máxima em matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi aprovado em 1º lugar para o curso de medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado nesta segunda-feira (17) e não surpreendeu o jovem.


“Fiquei tranquilo porque desde a primeira divulgação da nota de corte do Sisu, eu permaneci em 1º lugar. Sempre quis fazer medicina na UFPI e por isso nem lembro qual foi a segunda opção”, disse Vitor Rebêlo.


Para comemorar a aprovação, os pais de Vitor organizaram uma festa em um clube da cidade e continuam esperançosos em relação ao desempenho do filho em nível nacional.


Os primos do estudante que moram em Fortaleza vieram para Teresina para participar da comemoração. A família acredita que ele será o primeiro colocado geral do Enem. A assessoria de imprensa do Ministério da Educação informou que ainda não foi possível mensurar esse desempenho.


Vitor afirmou que as expectativas em relação ao curso de medicina são muitas e espera com ansiedade pelo início das aulas. “Só queria que as aulas iniciassem logo, mas só devem começar em abril. Tenho vários familiares que são médicos, minha irmã faz medicina e isso também me incentivou”, falou.




Amigos festejam resultado ao lado de Vitor (Foto: Beto Marques)


O estudante de destaque no Enem 2015 estudou no Instituto Dom Barreto, escola particular de Teresina que é referência em ensino e que por diversos anos recebeu o título de uma das melhores do Brasil. Ele foi medalha de prata no Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT), em Taiwan. Além disso, ele coleciona diversas vitórias em vestibulares, como a aprovação para Ciências da Computação na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Campinas (Unicamp) e Engenharia Civial na Universidade Brasília (UNB).


Desempenho no Enem


Vitor acertou 166 questões de um total de 180, além, claro da melhor nota obtida na história do Enem em Matemática: 1008,3. Na prova de Redação, ele fez 980 pontos. Outro destaque foi na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 813,4 pontos.


“Eu acho que é um grande erro as pessoas acharem que você vai ser um bom profissional só se estudar em uma faculdade do Rio de Janeiro ou em São Paulo. Quem faz o curso é o aluno”, acredita Vitor Rebêlo.


Os pais do jovem irradiam felicidade. Luiz Gonzaga Rebelo Filho, pai do estudante, começou a ficar apreensivo pelo resultado dois dias antes de ser divulgado oficialmente. Ele se orgulha de que mesmo passando em 12 vestibulares, Vitor escolheu estudar no Piauí. 


“É motivo de muito orgulho para nós. Ele quer Medicina na UFPI, perto da família, e isso demonstra o quanto ele é espontâneo e tranquilo. Sempre deixei ele livre para escolher o local de estudar onde ele quisesse. Prova disso, é que já passou para vários cursos em muitos estados”, lembrou o pai.


A mãe também comemora o excelente desempenho de Vitor. Para ela, foi uma surpresa saber que o estudante de 18 anos hoje é destaque nacional. “Nunca precisei pagar professores particulares para o Vitor. Ele sempre foi bastante determinado, tem um excelente autocontrole e durante o ano de 2015 fez todo o plano de estudos, com o apoio da escola onde ele terminou o ensino médio”

FONTE: G1
leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
mais lidas do mês
Enquete
Qual sistema operacional para Smartphone você mais gosta?

android
113 votos - 46.5%

ios (iphone)
100 votos - 41.2%

windons
30 votos - 12.3%

facebook
twitter
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados